fbpx

Como ganhar confiança em palco

Todos os músicos são pessoas normais, e como pessoas normais que somos, todos nós temos várias características. No caso dos músicos há algumas características que são mais desafiadoras e podem interferir quando se está no palco, como a timidez. São vários os músicos que são tímidos e têm falta de confiança e isso reflecte-se na hora da atuação. No entanto há boas notícias, além dessa timidez e falta de confiança ir passando gradualmente à medida que se vai habituando ao palco, há ainda algumas coisas que pode fazer para melhorar mais rapidamente.

Conheça o seu material

Assegure-se que tem o seu material bem fixo na sua cabeça. Saiba os acordes, as progressões, os tons, as escalas e os solos de trás para a frente a 110%. Pratique o mais possível. Se souber bem o seu material já tem meio caminho andado para ter confiança.

Escolha o material certo

Escolha sempre músicas do seu nível ou mais fáceis. Uma vez que esteja no palco será um pouco mais difícil de tocar devido aos nervos da exposição, você não se quer sentir ainda mais ansioso porque está pouco confiante numa música.

O espétaculo continua

Se cometer um erro, não lhe dê importância. Continue como se não fosse nada. O seu público provavelmente nem irá reparar, mas se você começar a prestar atenção ao seu erro eles também vão notar. Até os profissionais erram ao vivo, é normal. Simplesmente ignore.

Desfrute

Não se leve tão a sério. Não tente parecer mais do que você é. Seja você mesmo e você já será bom. É bom sorrir para a sua plateia uma vez ou outra. O seu público vai adorá-lo por isso. Quanta mais conexão você criar com o seu público, mais à vontade e relaxado vai estar, melhor vai tocar e mais se vai divertir. Portanto respeite a sua audiência e crie uma conexão com eles, não se esqueça eles são a principal parte do espetáculo.

Foque-se

Concentre-se e viva totalmente o momento com a sua música. Esteja apaixonado e deixe que isso se note. Não se deixe distrair ao pensar o que a audiência pensa sobre si, sobre a sua atuação ou qualquer que seja o assunto. Não tente ler as suas mentes.

Veja também: Como perder o medo do palco

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.