O Que Aprendemos Com Salvador e Luísa Sobral

18 Maio, 2017 Blog 513 Visualizações

Pela primeira vez na história, Portugal venceu o festival Eurovisão. Com uma música que foge aos padrões das músicas mais badaladas atualmente, podemos tirar algumas lições desta vitória.

1 – A Música Está Em Primeiro Lugar

Uma das lições mais importantes a tirar desta vitória, é lembrar-nos que os artifícios deve servir apenas para complementar o mais importante: a música. Repara na simplicidade da atuação de Salvador, apenas ele, a música e a emoção. Lembra-te que a música é sempre o mais importante e deve ser o componente mais trabalhado.

2 – A Língua Portuguesa Não Está Morta

Se havia a ideia que cantar em Português é uma limitação, o Salvador mandou-a por água a baixo. É muito mais interessante cantar na língua que melhor entendemos, pois só assim sentiremos verdadeiramente aquilo que cantamos e como consequência vamos exprimir muito melhor a emoção que a música quer transmitir.

3 – “Experts” das redes sociais valem 0

Se viste a entrevista do Salvador Sobral no programa “Alta Definição“, sabes que ele não lê as opiniões de haters nas redes sociais. Esta vitória mostra que “experts” das redes sociais têm zero de qualificação para conseguir emitir uma opinião válida na maioria dos assuntos que comentam. Ignora por completo este tipo de indivíduos.

4 – Dom Da Genuidade

Basta ver as entrevistas com o Salvador para entender o quão genuíno ele é. Essa mesma genuidade acaba por passar para a sua forma de interpretar a música. Faças o que fizeres sê tu próprio… Sempre.

5 – Não Te Leves Demasiado a Sério

A forma descontraída como os irmãos Sobral encararam este processo é deliciosa. Esta forma despretensiosa de encarar a música e a vida desarma a pressão excessiva e dá-nos a liberdade de desfrutar do processo. Devido a esta característica muitos acusam Salvador de arrogância. Eu não vejo arrogância alguma, apenas alguém que tem total consciência da efemeridade de tudo o que acontece e prefere não levar as coisas demasiado a sério.

6 – Faz o Que Realmente Gostas

Esta vitória como já foi dito, foi uma vitória não só de Portugal mas da música. Como o próprio Salvador mencionou, isto prova que não precisamos de fabricar música pastilha elástica, com as fórmulas mais batidas para singrar. Esta é uma lição importante para os aspirantes a músicos. Mantenham-se fiéis àquilo que gostam, só assim podem fazer o que fazem com brio e paixão.

7 – Importância do Estudo

Esta música mostra também a importância do estudo musical. Luísa Sobral que escreveu e compôs “Amar Pelos Dois” é uma profissional de excelência e tem um conhecimento musical vastíssimo, algo que adquiriu com anos de estudo. Isso reflete-se no resultado desta e de várias outras músicas de Luísa Sobral.

Por último que dizer: Parabéns Salvador, parabéns Luísa e parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta vitória. Obrigado!

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!