fbpx

A Beleza e os benefícios da partilha do conhecimento musical

Muitas pessoas têm medo de partilhar o seu conhecimento musical por razões que não valem a pena. Estas pessoas sentem uma necessidade grande de competir com os outros e então não querem revelar as ferramentas e truques que adquiriram ou aprenderam (e a maioria aprendeu através de outras pessoas). Estes querem ser maiores e melhores que os seus rivais para aumentar o seu status (musical) e dar um turbo no ego. Outros têm medo de partilhar o seu conhecimento porque acreditam que irão ferir o seu negócio e tudo pelo que trabalharam no duro.

Mas a realidade vai na direção oposta.

Quanto mais partilha, mais recebe. Se você ajudar de genuinamente de livre vontade, isso é recompensado mais cedo ou mais tarde. Você ou o seu negócio irão beneficiar de formas que nunca pensou antes. Por vezes notará isso diretamente e noutras sem sequer dará conta. As pessoas vão começar a mencionar o seu nome em conversas (na vida real e online) porque você partilha conhecimento de valor, conteúdo, ou apenas porque é sincero e prestativo. É engraçado que muitas vezes a ajuda ou respostas que precisamos realmente está nas questões que recebemos das outras pessoas. Aprendemos muito enquanto ensinamos! Assim como a academiamusical tem aprendido bastante graças a pessoas como você!

Trabalhar em conjunto, sendo um suporte e cooperativo leva-nos a algo muito superior que competir e que construir um muro à volta do nosso conhecimento. Os grandes mestres da música não andam a competir uns com os outros, na verdade costumam ser bons amigos e têm a sabedoria para saber que partilhar é melhor que competir para eles próprios. Pare um minuto para pensar nisso…
Pense na beleza e nos benefícios de partilhar e o que nós podemos fazer pela vida dos outros.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.