11 Dicas para o motivar e inspirar

22 Junho, 2015 Blog 637 Visualizações
11 Dicas para o motivar e inspirar

MotivaçãoTodos nós somos seres emocionais. As emoções que sentimos tanto nos podem motivar como desmotivar. Nem sempre conseguimos saber o porquê de nos sentirmos como nos sentimos. Por vezes acordamos eufóricos e tudo parece fácil e noutros dias sentimo-nos cansados, preguiçosos, tristes. É assim que somos e temos de aprender a aceitar e a lidar com a nossa forma de ser. Então temos de aprender a desencadear a motivação e a inspiração. Por fim depende de nós mudar essas emoções, e começar a tocar e a criar boa música. Então aqui vão 11 dicas para o motivar e inspirar:

1. Experimente a vida

Faça coisas que normalmente não faz, coisas que façam o seu coração acelerar. Conheça novas pessoas, desafie-se a si próprio, saia com amigos, fale com estranho e ouça as suas histórias. Novas experiências são ótimas para nos dar inspiração.

2. Sozinho lá fora

Vá a qualquer lugar sossegado, uma bonita praia, e observe o nascer ou o por do sol. Leve a sua guitarra, papel e caneta. Sente-se num banco ou no chão e deixe as palavras e a música virem até si.

3. Toque com amigos músicos

As capacidades musicais e a criatividade deles irão ajudar você a ultrapassar os seus limites e a expandir o seu horizonte musical.

4. Vá a concertos

Divirta-se e aprenda como os seus músicos favoritos vivem a música. Observe como eles tocam, cantam e atuam. Isto pode oferecer-lhe um grande disparo de produtividade para trabalhar na sua própria música.

5. Ouça nova música

Continue a explorar novas bandas e artistas para se inspirar. Eu sei como estamos apegados aos nossos velhos favoritos, mas dê uma chance à nova música também. Não fique preso. O velho é ótimo mas continue a explorar. A música nunca acaba.

6. Toque numa banda

Ou comece a sua. Esta é a melhor forma de aprender sobre o que se trata a música. Numa banda você tem de ouvir de uma forma diferente. Você irá beneficiar com isso.

7. Leia sobre os seus músicos favoritos

Leia revistas de música ou autobiografias. Aprenda como os seus músicos favoritos começaram e como chegaram onde estão. O que os motiva e o que os inspira. Quão praticam eles guitarra, piano ou outro instrumento? O que praticam? Quais são os seus segredos a compor músicas? Como produzem e gravam a sua música?

8. Veja DVD’s

Existem ótimos DVD’s de tutoriais sobre guitarra, piano, baixo, bateria ou qualquer outro instrumento, com aulas dos mestres, ou procure documentários, concertos, por trás das cenas, etc. Estude o material e coloque em prática o que assistiu. Seja influenciado e inspirado por eles.

9. Tenha aulas, faça workshops.

Faça o que for necessário para expandir o seu horizonte. Aulas de guitarra, piano, baixo, bateria ou qualquer outro instrumento musical são a forma mais rápida de aprender as ferramentas que farão de si um melhor músico.

10. Dê um tempo

Quando está bloqueado e a sua prática não o está a levar a lado nenhum dê um tempo. Faça uma pausa. Saia do quarto. Vá até lá fora. Não tente forçar demais, se você tenta escrever uma música e sente que está pior a cada minuto, volte a fazer o que estava a fazer antes. Normalmente a ideia inicial é a melhor.

11. Toque guitarra, piano, baixo, bateria ou qualquer outro instrumento

Segredos da composição musical

Apenas sente-se e toque a sua guitarra. Toque uma música, um lick ou um riff. Tente tocar as notas da forma mais bela possível. Crie uma progressão de acordes. Tente algo que normalmente não experimenta, divirta-se. As regras e lógica da música tornam tudo mais fácil, mas uma vez que as conhece elas estão ali para ser quebradas. É daí que vem a originalidade!

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!