fbpx

Nirvana

Breve história da banda

Os Nirvana formaram-se em 1987 por Kurt Cobain (vocalista) e Krist Novoseliv (baixista) em Abardeen, Washington. Krist nasceu na Califórnia, mas mudou-se para Washington em criança. Kurt Cobain nasceu Hoquiam e quando tinha seis meses de idade, ele e os seus pais mudaram-se também para Aberdeen. Krist e Kurt conheceram-se em 1985. Tinham o hábito de ir assistir aos ensaios da banda The Melvins. Isto motivou-os a tentar criarem a sua própria banda. Após algumas tentativas falhadas finalmente conseguiram criar a sua banda quando recrutaram um baterista chamado Aaron Burckhard. O nome da sua banda era A Gang of Four and Scratch Acid ripoff. Contudo Kurt e Krist não estavam satisfeitos com o baterista, então Burckhard foi temporariamente substituído por Dave Foster. Ainda não tinham decidido um nome definitivo para a banda. Passaram por vários nomes até que por fim assentaram no nome Nirvana. Também assentaram com um baterista, Chad Canning.

kurt-cobain-600x450
Kurt Cobain

O seu primeiro single foi “Love Buzz/Big Cheese” em 1988 com a editora independente Sub Pop. No ano seguinte a banda lança o seu primeiro álbum Bleach. Bleach foi um enorme sucesso, sendo bastante popular nas rádios das escolas. Jason Everman, um guitarrista americano nascido no Alaska, ajudou a banda com dinheiro para a gravação. Everman foi mais tarde despedido durante turnés da banda.

A música dos Nirvana começou a mudar. No primeiros anos, a música da banda era caracterizada pela raiva, mas este já não era o caso. As músicas agora eram sobre problemas amorosos, emoções com outros humanos. Nesta fase Chad Channing começou a ficar frustrado e com frequência queixava-se de não estar envolvido na criação das letras, por fim acabou por deixar a banda. Contrataram temporariamente Dan Peters o baterista dos Mudhoney. Pouco tempo depois, Buzz Osbourne dos Melvins apresentou Dave Grohl aos Nirvana. Kurt Cobain e Krist ficaram encantados ao ver Dave a tocar. Foi bastante fácil tomar a decisão de fazer de Dave Grohl o baterista dos Nirvana, que se tornou o baterista mais conhecido da banda. Após tocarem com a DGC Records a banda lança o álbum Nevermind. Smells like Teen Spirit torna-se o primeiro single do álbum, também se tornando a música mais conhecida.

Nirvana
Formação definitiva do grupo. Dave, Kurt e Krist.

Kurt Cobain iniciou o seu casamento disfuncional com Courtney Love em Fevereiro de 1992. Mais tarde os Nirvana tocaram no MTV Music Awards onde o seu plano inicial era tocar “Rape Me”, mas a MTV não gostou da ideia então tiveram de tocar “Lithium“. A banda lançou Incesticide um álbum de raridades. Em 1993 lançaram In Utero, um álbum com uma sonoridade diferente. Num entrevista Kurt Cobain disse que esse álbum estava perto do som que eles queriam alcançar no inicio. In Utero chegou ao primeiro lugar no Billboard 200 album chart em setembro de 1993.

Kurt Cobain e sua morte

Kurt Cobain nasceu em 20 de Fevereiro de 1967 em Hoquiam, Washington. Seis meses após o seu nascimento ele e a sua família mudaram-se para Aberdeen. Aberdeen era conhecida pelas drogas e prostituição na altura. Kurt desenvolveu um interesse pela música desde muito cedo. Aos oito anos de idade os país de Kurt divorciaram-se, o que tornou Kurt mais retraído, ressentido-se dos seus pais durante anos, ele sentia-se envergonhado deles. Kurt Cobain não era dado ao desporto, contudo, com a insistência do seu pai ele fez wrestling em criança. Intencionalmente ele desistia nos combates a desrespeito do seu pai, e quando o pai de Kurt o meteu no baseball ele lançava as bolas para fora de propósito. Cobain era dado às artes, adorava desenhar. Sofreu de bulling na escola. Kurt tinha um amigo gay e os homofóbicos implicavam com ele por pensarem que também era gay.

500full
Courtney Love com Kurt Cobain

Cobain e Krist começaram a ir a concertos em Seattle. Ele gostava particularmente dos Melvins. A duas semanas da graduação, Kurt Cobain desistiu da escola. Notou que não tinha créditos suficientes para se graduar. A sua mãe disse que ele podia arranjar um trabalho ou ia para fira de casa. Ele saiu de casa.Ficou algumas vezes em casas de amigos e outras ia para a arrecadação da mãe sem ela ver. Também consta que viveu debaixo de uma ponte, mas Krist diz que isso nunca aconteceu, e que ele apenas ia lá frequentemente. Em 1986 Cobain teve a sua própria residência. Kurt teve uma relação com Tracy Marander, que é referida na música “About a Girl“. Após romper com ela Cobain começa uma relação com Toby Vail, mas este relacionamento não durou muito.

Durante a sua vida, Kurt teve de lidar com bronquite e uma dor no estômago crónica não diagnosticada que o levou a ficar subnutrido. Aos 13 anos, experimentou marijuana e LSD. Mais tarde começou a usar heroína e desenvolveu uma completa dependência. A sua dependência de heroína agravou-se com o passar dos anos. Em várias entrevistas ele disse como se sentia enojado pelo seu vício e como desejava ver-se livre dele. Contudo, após muitas tentativas, ele nunca consegui ver-se livre do seu vício, apenas piorou. Uma vez Cobain sofreu uma overdose, e em vez de chamar uma ambulância, a sua namorada Courtney Love, injetou-lhe uma dose de Narcan para traze-lo de volta à consciência.

Numa entrevista, Cobain diz estava cansado das turnés e de fazer música. Repetiu várias vezes que não gostava do seu estatuto, ficou deprimido, e durante esta época também atravessou problemas na sua relação com Courtney Love. Em 8 de Abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto na sua casa do lago por um eletricista que vinha instalar um sistema de segurança. Uma caçadeira foi encontrada com uma carta de suicídio.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.