Back

Beatles

Com John Lennon e Paul McCartney, os Beatles tinham os melhores compositores que já existiram no Rock. Inventivos e ambiciosos, eles dominaram diversos estilos: números dançantes e ritmados, baladas, folk music, coutry, R&B até rock progressivo. A genialidade da sua música era completada com igual talento em fazer discos: novas técnicas de produção e ideias pioneiras nos arranjos que eles inventaram e ainda hoje são imitados, influenciando a todos. Realmente a influencia gerada por eles é incalculável e ainda se faz sentir. Todos os grupos de rock que pisam hoje o palco para tocar devem alguma coisa aos Beatles.

Nos anos 60, John Lennon fundouo um grupo chamado Quarrymen. No verão de 1956, James Paul McCartney de 15 anos juntou-se ao grupo e logo depois trouxe George Harrison. John Lennon convenceu Stwart Sutcliffe a tocar baixo no grupo. O grupo teve vários nomes até assentar nos Beatles. Pete Best juntou-se ao grupo na bateria e acompanharam John Johnny Gentel numa turné pela Escócia. Gravaram algumas músicas na Alemanha, sob a direção de Bert Kaempfert. Bryan Epstein, dono de uma loja de discos de Liverpool ficou curioso com o numero de pedidos destes discos e foi ouvir o grupo no CavernEpstein ficou impressionado e conseguiu um teste na Decca que os recusou.

beatlesOs Beatles foram fazer testes à parlphone e George Martin gostou do que ouviu. Quando o teste foi marcado, os Beatles estavam em Hamburgo e Epstein teve que telegrafar para avisá-los. Em algumas gravações feitas na Alemanha, Pete Best não estava disponível. Eles utilizaram Richard Storkey mais conhecido como Ringo Starr. Love me do foi o primeiro compacto alcançado o 17º lugar.

No inicio de 1963 levaram outra composição para Martin, uma balada ao estilo de Roy Orbison chamada Pleas Please Me. No final da gravação ele declarou: “Cavalheiros vocês acabaram de fazer o vosso primeiro compacto que irá chegar ao primeiro lugar”. Atingiram o 2º. Projetaram-se para a fama em 1963. From me to you e she loves foram diretos para o 1º lugar e o album Please Please Me permaneceu em primeiro lugar por 30 semanas consecutivas. Até aqui todo o sucesso dos Beatles estava restrito à Grã-Bretanha. O pessoal da editora Americana EMI achava que o grupo não era apropriado para o mercado dos EUA, mas quando a capitol resolveu promover na América o 5º compacto do grupo, incluindo uma aparição no Ed Sullivan Show a barreira caiu.

john-lennon_Os Beatles lideravam a “invasão Britânica”, passaram a maior parte de 1964 em excursão e a tocar para plateias histéricas. Os meios de comunicação rotularam o facto de “Beatlemania” e estavam corretos. O 6º compacto teve o maior pedido antecipado de cópias da história da música. No final de 1966, os Beatles deram o último concerto ao vivo em S. Francisco, e em 1967, prestaram homenagem à sua terra natal com o lançamento do melhor compacto do mundo. De um lado Paul contava a história dos personagens em Penny Lane enquanto que do outro, John viajava nos campos de morangos, strawberry Fields Forever e com mais de 1 milhão de cópias de pedido antecipado nas lojas, Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band foi o ápice da carreira do conjunto. Incluía Orquestras corais e efeitos sonoros. Levou 700 horas a ser gravado.

As canções alcançavam novos níveis de inspiração. Lucy in the sky with diamonds de John, inspirada em imagens de LSD, continha sons nunca ouvidos antes. O verão Sgt terminou em tragédia. Bryan Epstein morreu em Agosto de 1967 depois de uma overdose. Foi um grande choque para os Beatles embora já não necessitassem dos seus serviços. Estavam agora mergulhados no misticismo oriental (Ringo possivelmente com menor entusiasmo que os outros) e decidiram fundar a Apple Corporation, projetada para apoiar e encorajar novos talentos em todos os campos artísticos. Infelizmente a Apple não deu certo, nenhum deles tinha tendência para os negócios.

Foram gastos meses no LP seguinte, um álbum duplo. Lançaram um compacto com 7 minutos de duração. O projeto seguinte foi um evento multimédia: disco, livro, filme. Queriam que o disco fosse o mais fiel possível a uma performance ao vivo. Outro disco foi produzido neste intervalo e vieram a ser as últimas faixas que fizeram juntos. Foi apropriadamente denominado Abbey Road em função do local utilizado em todos os seus triunfantes discos.

Quando let it be foi lançado em 1970 as fitas tinham sido remisturadas por Phil Spector. Toda a ideia inicial de simplicidade foi destruída assim que Spector deitou a mão às fitas originais. McCartney ficou aborrecido porque Spector produzia os discos a solo de John, e tinha sido autorizado a mexer nas fitas do grupo. Isto ampliou e aprofundou a disputa entre John e Paul. Paul tentou manter o grupo unido, mas quando viu que os outros não se importavam entrou nas justiça para obter a dissociação legal do grupo em 1971. A morte de John Lennon a 8 de Dezembro de 7980 chocou o mundo, e eternizou este nome e o do grupo.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.