Aprenda a tocar: La Bamba
Last Updated on 12 Maio, 2014 by
Bom até aqui já adquirimos alguns conhecimentos essências na guitarra, mas ainda não fizemos o mais importante: Colocar o seu conhecimento em prática! Tocar músicas é uma parte fundamental na nossa aprendizagem de guitarra… Afinal o nosso objetivo é realmente tocar músicas. Este passo é importante para aumentar o seu repertório e principalmente para manter a sua motivação na aprendizagem. Então a nossa primeira música vai ser La Bamba de Richie Valens. Não será uma amostra simples de cifra, existem milhares de cifras pela internet, mas pretendemos ensinar um pouco mais a fundo, então iremos ver as formas dos acordes e o ritmo mais em pormenor. Não se esqueça que deve estudar bastante a leitura do ritmo na pauta pois isso será uma mais valia enorme para aprender qualquer música assim como para criar. Também terá acesso a uma backingtrack da música que criámos para si.
Acordes e Ritmo
Esta música tem uma progressão bastante simples, sendo esta de dois compassos e que se repetem durante toda a música. Esta progressão utiliza apenas três acordes, Dó maior, Fá maior e Sol maior. Os acordes estão apresentados pela letra em cifra que os designa. C= Dó, F= Fá e G= Sol.
Analise os acordes, mas tenha bastante atenção ao ritmo e principalmente na mudança do acorde de Fá para Sol. Repare que o acorde de Sol começa com uma palhetada para cima, entre o 4º tempo e o 1º tempo do seguinte compasso. O acorde de Sol é tocado durante o segundo compasso inteiro. Tenha em atenção também que a primeira batida do segundo compasso está ligado ao contra-tempo anterior, de forma a que não toca neste tempo. Analise a pauta, e ouça o exemplo em áudio em baixo, nada melhor para entender que ouvindo.
Atenção: Se for a primeira vez que está a tentar tocar uma música não espere conseguir tocar logo à mesma velocidade do áudio,é completamente normal não conseguir no inicio portanto não desanime. É importante que perceba o ritmo e a troca de acordes e interiorize isso, e então começar a tocar bastante lentamente, mesmo que seja à metade da velocidade ou menos não há problema. Uma vez que entenda o ritmo e a troca de acordes e consiga tocar lentamente, basta treinar e conseguirá tocar à velocidade normal mais rápido do que espera.
A troca do Fá
Se ainda tiver muita dificuldade nos acordes com pestana, pode substituir o acorde de Fá por um sem pestana como pode ver neste diagrama:
O acorde é parecido ao acorde de Dó maior mas com os seus dedos médio e anelar uma corda a baixo. Utilize o seu polegar para apertar as cordas 1 e dois na casa um.
De resto é igual. Do mesmo modo pode fazer o inverso, se já está apto a tocar acordes com pestana pode mudar o acorde de Sol aberto para o acorde de Sol maior com pestana, não se esqueça que a pestana terá de começar na terceira casa da sexta corda na nota Sol. Terá um som mais rico com o acorde com pestana.
Variação nos acordes
Também podemos fazer uma pequena variação que está dentro da harmonia e que deixa a progressão bastante interessante que é a seguinte: Em vez de tocarmos Sol maior durante o segundo compasso inteiro, voltamos a tocar o acorde de Fá maior no terceiro tempo do segundo compasso. Isto dá outro interesse à música, e pode ser interessante para variar por exemplo durante o refrão:
Repare que as batidas estão numeradas. Nesta variação toca o acorde de Fá maior no terceiro tempo do segundo compasso e no final volta para Dó e toca o ciclo todo de novo.
Backingtrack
Agora temos a backingtrack para si. Para quem não sabe uma backingtrack consiste numa música de fundo sem um ou mais instrumentos, ou só sem a voz.
Neste caso como queremos tocar guitarra, criámos a backingtrack sem a guitarra para que essa fique por sua conta. A velocidade está no tempo normal da música, se ainda não conseguir veja a backingtrack como uma meta, treine a música até conseguir acompanhar esta backingtrack. No inicio tem a guitarra só para dar o exemplo, depois tem só a bateria e o baixo, a guitarra será por sua conta:
[wpep id=”4710″]
Tag:guitarra