Pausas musicais – Como ler partituras

Por vezes o aspeto mais importante de uma conversa são as palavras que não são ditas. Da mesma forma que por vezes são as notas que não são tocadas que fazem toda a diferença numa peça musical. Assim como a notação das notas musicais (ver tutorial das notas aqui), temos a notação das pausas musicais. Quando se vê um símbolo de pausa musical na pauta, tudo o que devemos fazer é reconhecer o valor desse símbolo e não tocar nada durante as batidas que ele representa. Então, cada símbolo de notação musical representa a duração de uma nota, e para cada nota à uma pausa musical equivalente. Vamos ver agora o aspeto dos símbolos das pausas musicais.

As pausas musicais

Primeiro temos a pausa musical semibreve, que dura o mesmo tempo que a nota semibreve (ver tutorial de notas aqui), ou seja num compasso com quatro batidas esta pausa dura as quatro batidas:

Pausas musicaisDe seguida temos a pausa musical mínima que assim como a nota mínima, tem metade da duração da anterior, semibreve, ou seja a pausa mínima num compasso de quatro batidas tem a duração de duas batidas.

Pausas musicaisA pausa musical semínima como pode estar a adivinhar tem a duração de 1 batida num compasso de 4 batidas, ou seja tem metade da duração da pausa mínima. E ei-la:

Pausas musicaisAs pausas musicais a partir da colcheia são facilmente reconhecíveis, pois possuem bandeiras. Temos então a pausa colcheia com uma bandeira que tem metade da duração da semínima, ou seja meia batida num compasso de quatro batidas:

Pausas musicaisA pausa musical semicolcheia que tem duas batidas e tem metade da duração da anterior, ou seja um quarto de batida num compasso de quatro batidas.

Pausas musicaisPor último mas pouco utilizada é a pausa musical fusa, que dura um oitavo da batida num compasso de quatro batidas.

Pausas musicais
Estas notações vão ser importantes quando aprendermos a ler partituras, estas são as bases para começarmos a ler música.


Comentários

Comentários

About author

Ricardo Frade

Criador do site academiamusical.com.pt. Os seus instrumentos de eleição são a guitarra e o piano. Ensina ambos, mas mais afincadamente a guitarra. A paixão pela música começou desde tenra infância com um gira discos. Tem uma memória antiga de ouvir "A minha casinha" dos Xutos e Pontapés em vinyl.Nos seus 6/7 anos de idade passava tardes perdido em fantasias ao som de música clássica, especialmente Beethoven, J.S. Bach e Mozart. No início da adolescência esteve ligado ao Rock e depois ao Hip Hop onde ainda criou algumas músicas. No início da idade adulta volta ao Rock onde se encontra atualmente.

Related articles

2 Comments

  1. Nome* Abril 16, at 13:45

    Gostei bastante das aulas. Elas são bem didáticas. Parabenizo a equipe que as preparou e desejo sucesso nas próximas aulas.Um abraçoProfessor Valfredo Benevendes

Leave a Reply

Only registered users can comment.