Pausas musicais

Por vezes o aspeto mais importante de uma conversa são as palavras que não são ditas. Da mesma forma por vezes, são as notas que não são tocadas que fazem toda a diferença numa peça musical.
Assim como a notação das notas musicais (ver tutorial das notas aqui), temos a notação das pausas musicais.

Quando se vê um símbolo de pausa na pauta musical, tudo o que devemos fazer é reconhecer o valor desse símbolo e não tocar nada durante as batidas que ele representa.

Então, cada símbolo de notação musical representa a duração de uma nota, e para cada nota à uma pausa equivalente. Vamos ver agora o aspeto destes símbolos.

Primeiro temos a pausa semibreve, que dura o mesmo tempo que a nota semibreve (ver tutorial de notas aqui), ou seja num compasso com quatro batidas esta pausa dura as quatro batidas:

pausa semibreveDe seguida temos a pausa mínima que assim como a nota mínima, tem metade da duração da anterior, semibreve, ou seja a pausa mínima num compasso de quatro batidas tem a duração de duas batidas.

pausa minimaA pausa seminima como pode estar a adivinhar tem a duração de 1 batida num compasso de 4 batidas, ou seja tem metade da duração da pausa mínima. E ei-la:

pausa seminimaAs pausas a partir da colcheia são facilmente reconheciveis, pois possuem bandeiras. Temos então a pausa colcheia com uma bandeira que tem metade da duração da seminima, ou seja meia batida num compasso de quatro batidas:

pausa colcheiaA pausa semicolcheia que tem duas batidas e tem metade da duração da anterior, ou seja um quarto de batida num compasso de quatro batidas.

pausa semicolcheiaPor último mas pouco utilizada é a pausa fusa, que dura um oitavo da batida num compasso de quatro batidas.

pausa fusa
Estas notações vão ser importantes quando aprendermos a ler partituras, estas são as bases para começarmos a ler música.

1 Response

  1. tina123

    Gostei muito dos tutoriais. Para mim que sou iniciante no estudo de piano, eles são muito úteis. Obrigada!

Deixe um comentário


6 + = 14