Escalas de guitarra

Neste tutorial vamos mostrar um padrão na primeira posição das escalas de guitarra mais comuns na guitarra ou violão. A escala maior a escala menor natural, a pentatónica maior e pentatónica menor. Vamos mostrar os padrões da escala de guitarra maior, menor, pentatónica maior e pentatónica menores na primeira posição.
Com estes padrões pode encontrar qualquer escala maior, menor, pentatónica menor e pentatónica maior no braço da guitarra, basta para isso mover o padrão de casa em casa. A escala maior na guitarra deve ser a primeira a ser aprendida, porque esta escala é considerada o ponto de partida quando montamos acordes ou outras escalas.

Escala de guitarra
Nesta imagem temos a escala de Dó maior porque a nota de partida é a nota Dó. Se movermos este padrão uma casa para a direita temos a escala de Dó sustenido maior, e por aí adiante. A escala será a escala da nota em que coincidem os sinais vermelhos. Agora vamos ver o padrão da escala menor natural.

Escala menor natural na guitarra
Da mesma forma se movermos o padrão temos outra escala menor natural, dependendo da nota de raiz. De seguida a escala pentatónica menor.

escala pentatonica menor na guitarra
E por fim a escala pentatónica maior na guitarra.

Escala pentatonica maior na guitarra

Decore estes padrões e assim conseguirá encontrar as escalas maior, menor e pentatónicas de qualquer nota no braço da guitarra. Decorar estes padrões é o segredo do improviso na guitarra ou no violão. Mais tarde iremos ver mais escalas, outras posições e falar de cada uma mais aprofundadamente.

Convidamo-lo a ver o nosso curso de guitarra online também.

Sem comentários.

Deixe um comentário


8 − 1 =