Técnicas de expressão na guitarra: Bend, legattos e slides (Vídeo inc.)

12 Maio, 2014 0 Comments Guitarra 637 Views
Técnicas de expressão na guitarra: Bend, legattos e slides (Vídeo inc.)

Uma das grandes diferenças entre um pianista e um guitarrista é que o pianista não está a tocar fisicamente na fonte sonora do seu instrumento. Já o guitarrista toca fisicamente nas cordas que produzem o som para criar tocar as notas. Isto permite uma série de técnicas expressivas utilizadas para dar um toque muito pessoal a cada nota tocada. Estas técnicas são as técnicas utilizadas pelos guitarristas para carimbar o seu estilo pessoal na música que tocam. O bending é uma técnica que permite ao guitarrista emular o instrumento mais expressivo de todos, a voz humana. O bending permite mudar de uma nota para outra de uma forma extremamente gradual. O legatto permite mudar de notas de uma forma fluída e suave, alterando o ataque por exemplo. Já no slide deslizamos o dedo entre uma nota e outra. Vamos ver todas estas técnicas em seguida.

Na técnica de bending, “empurramos” a corda com o dedo de forma a que esta ganhe tensão e atinja uma nota mais alta. É muito comum os iniciantes que não têm professor começarem a tentar fazer os bends com a força do dedo. Isto além de criar um esforço maior, também aumenta o risco de uma lesão nos tendões dos dedos. O bend deve ser feito com a força da rotação do pulso, e pode ser feito com qualquer um dos quatro dedos sendo mais comum a utilização do dedo anelar. É extremamente importante utilizar o seu ouvido, pois é bastante fácil desafinar o bend, utilize o seu ouvido para analisar a afinação quando faz um bend. O slide consiste em nada mais que deslizar o seu dedo pela corda até à nota desejada. Não existe grande segredo, a maior dificuldade é a precisão. Para fazer um slide preciso olhe para a nota onde quer chegar antes de fazer o slide. O seu dedo automaticamente terá mais facilidade em parar no sitio onde os seus olhos estão focados.

Por fim os ligados (hammer on e pull off). O hammer on como o nome indica (hammer = martelo) é uma técnica onde tocamos uma nota e com outro dedo martelamos outra nota, para que esta soe sem utilizarmos a mão direita de novo. Exige treino para que adquira precisão e força nos dedos. Já o pull off faz o contrário, tocamos uma nota e puxamos o dedo para dar uma nota mais grave sem usar a mão direita. Temos um vídeo para demonstrar as técnicas em baixo.

 

Comentários

Comentários

About author

Related articles

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!