Como ler os diagramas de acordes e escalas

10 Maio, 2014 0 Comments Guitarra 1359 Views
Como ler os diagramas de acordes e escalas

Para poder tirar o maior partido dos exemplos, deverá conseguir ler os seguintes diagramas de acordes. Estes são os tipos de diagramas de acordes e escalas mais utilizados na guitarra por isso é essencial que entenda como são formados. Vamos então ver as imagens e as respetivas legendas.

Diagramas de Acordes

Diagramas de acordesDiagramas de acordes
1 – indica as casas da guitarra onde devemos premir as cordas. No diagrama de acordes a corda mais fina (de baixo) é a direita da imagem, e a corda mais grossa (de cima) está à esquerda do diagrama. As cordas contam-se sempre da mais fina para a mais grossa (de baixo para cima). Neste caso o diagrama indica que tocamos a quarta corda na segunda casa e a quinta corda na segunda casa. Os números indicam os dedos que devem ser utilizados.

2 – Quando as bolas estão em cima da grelha indica que estas cordas devem ser tocadas soltas, isto é, tocar estas cordas se tocar em casa nenhuma no braço da guitarra.

3 – O “x” indica que estas cordas não devem ser tocadas. Neste caso tocaríamos só as primeiras quatro cordas.

Diagramas de acordes

4 – Este símbolo indica “barra” ou “pestana“, isto significa que devemos premir todas as cordas por onde passa a barra com o nosso indicador.

Diagrama de Escalas

Existem cinco formas possíveis de cada escala na guitarra, abrangendo assim todo o braço da guitarra. O diagrama de escalas é o desenho do braço da guitarra como se estivesse a tocar e olhasse de cima para ele. Então a corda mais grossa é a que está em baixo do diagrama e a mais fina a que está em cima. Então as escalas no diagrama são tocadas da esquerda para a direita e de baixo para cima. Isto pode ser muita informação para já mas não se preocupe, mais à frente irá habituar-se a estes conceitos.

Exemplo:

Escala Dó maior braço da guitarra

Dedos das mãos: -Os dedos da mão esquerda são numerados de um a quarto, sendo o número um o indicador, e o número 4 o dedo mindinho. Na mão direita utilizados as letra P, I, M, A, indicando P – polegar, I – Indicador, M – Médio, A- Anelar.

 

Comentários

Comentários

About author

Related articles

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!