academiamusical tutoriais


Recuperar password | Registar | Carrinho

Tutoriais

Tutoriais > Composição musical

10 dicas para compôr uma música

1. Escreva as letras para a sua musica

Muitos músicos escrevem as suas melodias assim como as suas letras. Se já tiver a letra, pense nelas quando escrever a sua melodia. Deve fazer algumas perguntas antes de compor como: Que palavras devo focar? Existem algum timing em que algumas palavras fiquem melhor?

2. Oiça muita música para aprender com os outros compositores

Há sempre algo a ser aprendido de outros músicos ou bandas. Preste atenção em como os seus músicos favoritos fazem as suas musicas- examine o estilo, a tonalidade, como os diferentes instrumentos trabalham juntos. Pode implementar muitas ideias na sua musica de riffs já existentes, e a partir daí criar uma melodia nova.

3. Utilize Software de Composição musical

Softwares de composição musical pode ser o melhor amigo do músico. Estes programas ajudam no processo da escrita musical organizando o seu trabalho e permitindo ver o que está a tocar. A qualidade dos softwares providenciam ferramentas como metrónomo, reprodução, então pode ouvir o que está a compor.

4. Procure inspiração musical

Antes de escrever uma peça musical, é fundamental alimentar a sua inspiração mental. A inspiração vem de tudo à nossa volta, e varia de pessoa para pessoa, pois cada pessoa é singular, pode vir de: emoções, relações, da natureza, das outras pessoas, das nossas experiências - algumas musicas relatam mesmo situações surreais.

5.Divirta-se

Primeiramente deve ter começado a escrever música porque você Ama a música. Se não desfrutar enquanto está a compor, faça outra coisa, dê um tempo.

6. Não há resposta errada na composição musical

Existem regras que convém serem seguidas na teoria musical, e essas regras servem para nos ajudar, mas a música é liberdade, é inspiração, e não há erros numa composição, cada uma é como é.

7.Defina o seu objetivo na composição

Está a escrever música para si ou para os outros? Se estiver a escrever para si, terá mais liberdade para escrever o que quiser. Por outro lado, se estiver a escrever para os outros, é uma boa ideia identificar a sua audiência alvo e escrever para eles.

8. Oiça os conselhos e avisos

As pessoas adoram dar opiniões. Tome os seus comentários em consideração quando escreve música. Dê a sua musica a amigos e familiares e peça a sua opinião.

9.Faça algo diferente

É fácil permanecer no mesmo sitio e não arriscar tirar a imaginação toda para fora. Não imponha limites, deixe a sua criatividade fluir e não seja impedido por fatores externos, faça o que lhe vai na mente.

10. Pratique, pratique e pratique

Nada substitui o trabalho árduo e o treino - é a única formula garantida de se tornar um melhor músico.

 

Obtenha mais conhecimento:

Curso de Teoria Musical

Curso de Guitarra

Veja também:

10 dicas para compôr uma música
Como criar uma música
Como criar boas melodias - Parte 1
Diagrama de Flows: Uma ajuda na escrita do rap
Harmonizar escalas
Dicas gerais para compor melodias
Modos gregos
Como criar boas melodias - Parte 2
Como criar boas melodias - Parte 3
5 dicas para escrever a sua primeira música

Comentários


amada:

achei muito bom aprndi de mais


sophya medeiros de carvalho:

Eu sempre quis ser cantora. Obrigada pelas dicas e essa dicas sao muito importante e  Obrigado dinovo . E boa sorte !para todos que vao fazer uma musicas tchau:-) 


Lunna Brasil:

(Imagine um comentário legal)


eloysa:

adorei as dicas acho que ja vou compor minhas musicas


Ubirajara:

Olá!

Estou entrando agora, e não sei bem como avaliar. Mas, tomara que éssa decisão motive-me a empreender aquilo que está no meu pensamento, por isso a decisão de procurar algo que me auxilie a organizar as minhas inspirações. Por ora, é isso.

Obrigado,

Bira


Ana Flávia:

Eu acho muito bom quem quer aprender a escrever uma musica e não precisa pagar e é grátis.

Obrigada as dicas quem quer aprender compor letras!!!


jose Diogo:

diacas de musicas



Deixe o seu comentário





Comentário:



Quem somos         Política de privacidade         Contato         FAQ

Copyright © 2012 www.academiamusical.com.pt, Portimão, Portugal
Design e programação por Ricardo Frade