academiamusical tutoriais


Recuperar password | Registar | Carrinho

Tutoriais

Tutoriais > Teoria musical

Compassos simples e Compassos Compostos

Muita gente tem dificuldade em perceber o que é um compasso simples e um compasso composto. Os compassos simples e os compassos compostos sentem-se de forma diferente, e a sua escrita é um pouco diferente. Neste artigo vamos ver alguns pontos que nos indicam facilmente se um compasso é simples ou se um compasso é composto.

A fórmula de compasso

 

Na partitura a fórmula de compasso aparece logo em frente da clave no inicio da pauta musical. Consiste em dois números um em cima do outro. Este conjunto de números tem o nome de fórmula de compasso. Estes números indicam:

 

  • -O número de batidas ou tempos por compasso: O número de cima, diz-nos quantas batidas contém cada compasso. Se o número for quatro então cada compasso tem quatro batidas.
  • -Qual nota recebe a duração de um tempo: O número de baixo indica qual a nota que recebe a duração de uma batida. 1-Semibreve; 2-Mínima; 4-Semínima; 8-Colcheia; 16-Semicolcheia; 32-Fusa.

 

Agora vamos ver as características de cada tipo de compasso e como identifica-los.

 

Fórmula de Compasso simples


Características:

 

  • -As notas com a duração mais pequena que um tempo unem-se sempre de forma a que o seu valor total dure uma batida. Por exemplo no tempo 4/4 duas colcheias unem-se para equivaler a uma batida. Se tivermos 3 colcheias unimos apenas duas e uma fica separada pois o valor dessa união daria uma batida e meia.
  •  -A contagem do tempo é feita dando uma ênfase na primeira batida de cada compasso. Por exemplo no compasso 4/4, a contagem correta seria: UM dois três quatro | UM dois três quatro


Identificar uma fórmula de compasso simples:

 

  • -O número de cima da fórmula de compasso não é divisível por 3 exepto quando o número é 3: Olhando para a fórmula de compasso, verifique se o número de cima é divisível por três, se não for então aplica as características descritas em cima.
  • -A nota que tem a duração de uma batida não é uma nota pontuada.

 

Fórmula de compasso composta


Características:

 

  • -As notas com a duração mais pequena que um tempo unem-se sempre em grupos de 3. Isto significa que essa união não vai resultar numa duração total de uma batida.
  • -A contagem é feita dando uma ênfase a cada 3 tempos. Por exemplo no compasso 6/8 a contagem seria: UM dois três QUATRO cinco seis | UM dois três QUATRO cinco seis

 

Identificar uma fórmula de compasso composta:

 

  • -O número de cima é divisível por três exepto quando o número é o próprio três: Qualquer fórmula de compasso com o número de cima 6,9,12,15 é considerado composta.
  • -A nota que tem a duração equivalente a uma batida é uma nota pontuada: Por exemplo num compasso 6/8. No tempo simples o oito significaria seis colcheias a preencher um compasso. No tempo composto as notas são agrupadas em grupos de três, isto quer dizer que se agruparmos seis colcheias em dois grupos de três, cada grupo terá a duração de uma semínima pontuada, ou seja um três tempo. Então o 8 nesta fórmula de compasso não indica a nota colcheia mas sim a nota semínima pontuada.

 

Seguindo estas regras pode saber facilmente se está a lidar com um compasso simples ou com um compasso composto.

Veja também:

Como ler partituras: Parte 1 - conhecer as pautas
Desmistificando os modos gregos 8/15: Como praticar modos gregos
Escalas Exóticas: Menor eólica, Menor harmónica e Algeriana
Desmistificando os modos gregos 13/15: Modo Mixolídio
Desmistificando os modos gregos 12/15: Modo Lídio
Pausa musical
Tons e semitons
Desmistificando os modos gregos 11/15: Modo Frígio
Compassos simples e Compassos Compostos
Desmistificando os modos gregos 14/15: Modo Aeólio

Comentários


Vera Lopes:

Adorei conhecer este espaço, muito bem explicado de uma simplicidade extrema que qualquer pessoa que inicia a música não se perde nas explicações.

  • Ficarei agradecida se receber em meu email as novidades deste Site musical.

 


Ricardo:

Orivelto:

O primeiro compasso terá de ser completado, se quer ter apenas 3 colcheias no primeiro compasso, isso significa que terá preenchido 1 tempo e meio, basta acrescentar uma pausa colcheia para ter os 2 tempos preenchidos. Ou então se quiser que a terceira nota do primeiro compasso dure o terceiro tempo inteiro pode substituir a terceira colcheia por uma semínima.


ORIVELTO LUIZ BUENO:

Me ajudem: Exemplo: compasso 2/4. Começo a música com 3 colcheias no primeiro compasso e termino com uma mínima no último compasso.

Não preciso necessariamente começar portanto o compasso completo? Ou seja com dois tempos, ou pulsos?

Existem regras para escrita?


Mestre ximbica:

Muito fraco esse site, ao que se proponhe deixa muito a desejar. Todas as video aulas e outras, de péssimo conteúdo. É notório a falécia de tal cultura minimalista espalhada por todo este canal de informações que se intitula ACADEMIA MUSICAL. Lamentável.


Gabriella:

Essa explicação é muito mais fácil de entender e diferenciar o compasso simples do composto!!



Deixe o seu comentário





Comentário:



Quem somos         Política de privacidade         Contato         FAQ

Copyright © 2012 www.academiamusical.com.pt, Portimão, Portugal
Design e programação por Ricardo Frade